Pular para o conteúdo principal

Michael Jackson, 'Xcape'



Em toda carreira, Michael Jackson simplesmente foi um talento a parte: além de ser um músico que ultrapassava dos limites quando criativo, ele ainda era dançarino. Muito além disso, desde sua morte misteriosa em 2009, muito se foi dito em um álbum póstumo, e foi lançado Michael em 2010: um disco em que apenas valeu a pena pela falta que Jackson fez ao mundo da música. Foi um álbum que roubou a atenção de todos devido a descoberta de canções inéditas gravados por Jackson em anos anteriores, e que o próprio Michael estava pensando em lançar.

Agora, é difícil assegurar algo importante em Xcape, seu oitavo disco e o segundo trabalho sendo concebido postumamente. Mesmo que "Love Never Felt So Good" seja um pop de puro suingue, não há grandes perspectivas musicais em relação a estas faixas, apenas a voz brilhante de Jackson se perdendo em meio aos ritmos pop eletrônicos que precipitadamente saiu desorganizado, assim como foi em Michael. Em "Slave to the Rhythm", ouve-se novamente os mesmos falsetes de Jackson, na qual estávamos com saudades de ouvir, mas não é a mesma coisa. Em Xcape não há um propósito. Suas canções foram incluídas dentro do álbum apenas "para serem incluídas", já que não há algo brilhantemente com a cara do gênio do rei do pop. 

Dentro nessas faixas, em vez de soar como nos tempos de glória, acabou soando muito mais como uma morte prematura na praia. Isto tudo sugere que logo será esquecido depois de ter ouvido, porque não há uma explicação razoável para este material chegar longe, e é impossível de chegar aos tempos de glória. MORTE NA PRAIA NOVAMENTE!

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...