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Soda Stereo: Discografia Comentada

 

O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural. 

Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", estes três jovens belos e de muito talento começaram a escrever a sua história na cultura do rock nacional. Formado por Gustavo Cerati (vocal e guitarra), Zeta Bosio (baixo e vocal) e Charly Alberti (bateria), o Soda Stereo conquistou multidões e conseguiram revolucionar com a mesma proporção que Los Gatos – o primeiro grupo de rock da Argentina, que fundou a cultura do rock no país com "La Balsa", a canção fundadora do rock argentino, em 1967 – criando o seu próprio jeito de tocar e pela sua grandeza em toda a América Latina. Estes três monstros del rock nacional não só mudaram o jeito de trazer o pós-punk com batidas potentes, mas começou a revolucionar sua estética musical depois do sucesso bem sucedido de Canción Animal – a sua obra-prima – trazendo estilos estrangeiros – em Dynamo, seu sexto disco e sucessor de Canción Animal, o grupo mudou totalmente o seu estilo sonoro trazendo o shoegazing (um rock alternativo obscuro que ficou conhecido por artistas que estavam surgindo na época como o Nine Inch Nails e o Radiohead) – e impressionando a todos fazendo um álbum melhor que o outro. Este poderoso trio começou em 1984 mas se separou em 1997, em seu último show no estádio Monumental de Nuñez, na turnê de Sueño Stereo (1995), seu último e revolucionário trabalho bem sucedido, emocionando o país inteiro com seu ciclo épico e inovador.

Dez anos depois, a banda voltou a se reunir em 2007 para uma turnê em celebração do Soda Stereo, a Gira Me Veras Volver – parte tirada do hino "En La Ciudad de La Furia", de 1988 – passou por toda a América Latina e os Estados Unidos. Mas a volta do Soda Stereo ainda não pode acontecer porque Cerati sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2010, na qual se encontra em coma até hoje. Aqui está a discografia comentada do Mejor Grupo del Rock Nacional.

Soda Stereo (1984)
Nesta estréia, o Soda Stereo veio como um meteoro prestes a explodir na Argentina. O trio roqueiro entrou para o cenário musical do país na época que a pátria se recuparava da perda das Ilhas Malvinas para a Inglaterra da Dama de Ferro. Contendo uma sonoridade enérgica e crua, a banda de Buenos Aires já mostrava por aqui um dos sucessos que ficariam na mente de seu público: o groove charmoso de "Sobredosis de T.V." e "Te Hacen Falta Vitaminas" e a animação extrema de "Tele-Ka" – esta segunda faixa citada talvez seja a música que caracterizou a sonoridade muito agradável neste disco, que se tornaria um dos mais vendidos em terras latinas. Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti ganharam o público pós-punk argentino desta época.



Nada Personal (1985) 
Em seu segundo álbum, o Soda Stereo conseguiu transmitir para o seu público uma sonoridade com batidas potentes influenciados pela new wave, reggae e música latina. Percebe-se um progresso de Cerati em relação às composições – a faixa-título é uma poderosa música de bastante energia, enquanto que "Cuando Pase el Temblor" é a canção de cara latina, misturada de forma simples com reggae e o pós-punk poderoso "Juego de Seducción", a melhor música do segundo trabalho. Depois viriam turnês para divulgar mais a banda e seus dois trabalhos já realizados, e o público crescia cada vez mais mais. O Soda Stereo já era uma grande realidade no rock argentino, ganhando status a cada espetáculo realizado. Nada Personal deu suporte para a fama.




Signos (1986)
Signos foi o primeiro disco em que tudo o que o Soda Stereo fazia se tornava grande. Com seu terceiro trabalho, a banda se tornava no maior grupo de rock da Argentina. Com o rock alternativo, new wave e pós-punk explodindo em todo o mundo, o Soda colocou as melhores canções possíveis dentro dessa primeira grande obra que dera para eles o status de "mejor grupo del rock nacional". Seu começo é avassalador – com o prog estilo Springsteen de "Sin Sobresaltos", a balada pop-rock tocante e linda de "El Rito" e o new wave puro de "Prófugos" – e sonoramente impressionante, percebendo a profundidade de sua música e tirando a conclusão de que Signos é um grande disco, o segundo melhor do Soda Stereo. "Persiana Americana" é o hit que tornou o álbum conhecido em toda a América Latina, na qual se tornou hoje um dos hinos mais conhecidos del rock nacional. Mas a grande sequência de grandes obras-primas só havia começado.



Doble Vida (1988)
Gravado nos Estados Unidos, Doble Vida marca uma sonoridade mais qualificada. Com Carlos Alomar – o guitarrista preferido de David Bowie – na produção, a banda argentina se consolidou como um dos nomes mais conhecidos do rock latino. As músicas do disco são muito mais funkeadas, com grooves de guitarra mais alegres e de bastante energia. O Soda conseguiu ser completamente positivo logo de entrada – "Pic Nic En El 4º B" – e romântico quanto a sua pátria – "En La Ciudad de La Furia". O trio simplesmente fizeram destas nove faixas as mais sólidas e consistentes até aquele momento em sua carreira, e a sua lista de shows só cresciam, passando por toda a América Iberoamericana e para consolidá-los de vez, fizeram uma grande temporada de apresentações nos Estados Unidos.




Canción Animal (1990)
Qualquer artista tem um trabalho na qual marcou profundamente a sua carreira. No caso do Soda Stereo, seu quinto álbum de estúdio, Canción Animal é o disco mais importante de todo o seu catálogo incrível. Aqui, encontramos o Soda em sua melhor forma: com letras totalmente folclóricas – a engraçada "1990" e o pro-rock de "Hombre al Agua" – uma postura completamente irônica e ao mesmo tempo duvidosa – "(En) El Séptimo Día" – Cerati incorporou o espírito clássico do rock & roll argentino de Spinetta – a explosão roqueira latina de "Sueles Dejarme Solo". Aprofundando-se no disco, o grupo sabe ser romântico ("Un Millón de Años Luz") demonstrando todas as suas dúvidas e seus medos e o ritmo funkeado que deu ao power trio o topo da montanha do rock argentino: a épica e revolucionária "De Música Ligera". A faixa-título é um rock de muita qualidade que te faz parar tudo nesse exato momento – um conto sobre o amor selvagem descrito da forma mais inesperada e como existe esse tipo de sentimento no mundo todo. Apesar de ser uma obra-prima, La Gira Animal foi a mais bem sucedida de todas as turnês que o Soda fez no passado e passaria a fazer no futuro. E a inovação não pararia por aqui: ainda estava por vir um dos discos mais desafiantes em termos de sonoridade: o diferenciado e pioneiro Dynamo




Dynamo (1992)
Quando todos pensavam que o Soda Stereo não estava mais apto para inovar, eles voltaram com um som mais experimental e profundo. Dynamo é o típico álbum que traz um desafio épico para sua cultura. É um dos momentos grandes da carreira do Soda Stereo, que com o gênero shoegazing (rock alternativo obscuro que ficou conhecido por artistas que estavam surgindo na época como o Nine Inch Nails), a banda trouxe músicas genericamente obscuras, mas com distorções que Gustavo Cerati trouxe magistralmente. "Luna Roja" é a faixa que mais se destaca neste outro clássico, enquanto que "En Remolinos", "Ameba" e "Primavera 0" deram uma atmosfera sofisticada, mostrando que Dynamo é um álbum marcante para ficar marcado para sempre no inconsciente do rock argentino.




Sueño Stereo (1995)
O canto de cisne de Sueño Stereo simplesmente fechou esse ciclo de momentos inesquecíveis que o Soda havia atingido em poucos anos. Em seu som, há um amadurecimento que os três integrantes do grupo obtiveram ao passar dos anos, e até quando eles não estavam em mente de fazer algo grande, a sorte estava do lado deles. Por incrível que pareça, foi o melhor momento para o Soda se separar, porque rompeu no pico de seu atuação criativa. "Ella Usó Mi Cabeza Como un Revólver" é uma ironia por completo do rock da banda, além de ser a faixa que abre este clássico. Simplesmente, Sueño Stereo entrou para a história por ser o último disco da banda – que também se tornou em um dos maiores discos do rock argentino – e corou Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti no ramo da música para todo o sempre. Foi a despedida mais épica da maior banda de rock & roll da Argentina.





Por Leonardo Pereira

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