Pular para o conteúdo principal

Damon Albarn, 'Everyday Robots'



Damon Albarn sempre foi um músico acostumado a mordomia de sua música pop-rock que sempre foi associável ao britpop, que a sua própria banda, o Blur, fundou nos anos 1990. Depois de sua presença mais que notável no Blur, este britânico fundou a maior banda virtual desde o Kiss, o Gorillaz, e depois gravou um álbum sobre o inglês John Dee. Mas ele nunca havia gravado um álbum sobre o próprio e místico Damon Albarn.

Agora, todas as paixões de Albarn referentes à música estão presentes nesta grande e marcante estréia de doze faixas de pura inovação e originalidade. Everyday Robots é um álbum que não foi inspirado por nenhum outro disco do passado do Blur ou do Gorillaz, e sim um trabalho muito original, baseado na pessoa de Albarn, como se ele tivesse surgido na música britânica nesse exato momento. Em "Mr. Tembo", Albarn coloca uma série de coros vocais femininos doces, o que agrava a originalidade e crava um pé na inovação. Os intrumentos tocados no álbum não tem uma bateria tocada simplesmente, apenas tem o bumbo como acompanhamento de percussão, o que significa uma significativa mudança de pensamento musical, buscando sempre o incomparável, o melhor, um jeito único de mostrar que esse disco é especial.

Outro fator interessante em Everyday Robots é que o álbum não começa com aquele embalo que fez qualquer adolescente da década de 1990 embalar e dançar ouvindo Parklife e etc. A regra estabelecida por Albarn foi trazer canções diferentes, mas qualificadamente à altura de um grande álbum. Tudo isso não seria possível se não fosse pela persuasão de Albarn, que se manteve firme e apto para se arriscar, o que prova que Albarn foi o último grande músico britânico a inovar na música de sua terra natal e mundial, com a confirmação de sua estréia em Everyday Robots. Seu som em "The Selfish Giant" soa completamente orgânica, como já relatei, mas de uma forma essencialmente agradável de se ouvir, ou de não parar de ouvir. Em "You & Me", sua voz soa pessimista em constraste com as canções anteriores de seu novo trabalho. Não se preocupem, pois ouviremos muito nisso por aqui.

Contudo, seu ambiente musical soa elevado e equilibrado, sem soar perdido para o lado eletrônico e nem para o lado orgânico de seu rock "inventado" de sua próprio jeito. Talvez seja "You & Me" a mais próxima das faixas que tenha a cara de pau de ser algo próximo do rap. É mais uma dessas coisas que Albarn teve a coragem de fazer relutantemente. Everyday Robots barra muito no pessimismo e na alegria, de forma que os dois sentimentos se misturam bastante, sem saber quem é quem. Confuso?

Digamos que a genialidade foi guardada para pessoas especiais, e Everyday Robots, sem dúvida é um dos melhores álbuns que foram lançados neste ano, não apenas por sua indolência já conhecida, mas por sua originalidade em querer fazer a sua arte da melhor maneira possível. Seria muito cedo afirmar que Everyday Robots seja a obra-prima da carreira solo do frontman do Blur, Damon Albarn, mas sem dúvida é um trabalho bem realizado de deixar inveja nos irmãos Gallagher.

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...