Pular para o conteúdo principal

Elton John, 'The Diving Board'



Teoricamente, muitos diriam que Elton John não está nas pontas das noticiais musicais, mas se levarmos em conta as suas participações em discos de Eminem, o novo do Queens of the Stone Age e etcetera, isso mostra que Elton ainda está sob os holofotes. Quanto a isso, desde que The Union – um tributo de tamanho épico do próprio pianista para um ícone que o influenciou no início de sua carreira, Leon Russell (que também contribuiu) – foi lançado em 2010, a produção de T-Bone Burnett (que também produziu em The Union) foi confirmado pelo próprio artista, deixando este novo estilo como fator principal para as músicas de The Diving Board, seu primeiro álbum solitário desde Victim of Love, de 1979.

Contudo, seu trigésimo primeiro álbum de estúdio soa bastante equilibrado e consistente, mostrando que possuem canções de grande valor. Mesmo obtendo exageradamente um número mais que considerado de faixas que passam do normal para um disco de Elton John, elas se enquadram diretamente com os assuntos pessoais ligados ao cantor. Os estilos soam bem organizados, algumas vezes juntando alguns subgêneros como esses piano-rocks característicos de seus primeiros discos – Elton John, Tumbleweed Connection (ambos lançados em 1970) e Madman Across the Water (1971) – e conduz para um estilo estritamente filosófico do compositor Bernie Taupin: o compositor que voltara a contribuir suas letras para as melodias de Elton desde muito tempo.

Interessante é perceber que faixas como "My Quicksand" são literalmente abertas para comparações sinceras, mas um pouco exageradas de minha parte. É uma espécie de "Rocket Man" desse disco, enquanto que "Can't Stay Alone Tonight" soa como as canções puras de Elton (nesse caso, mais parecido com "Your Song": a canção que virou a marca registrada para o pianista e Taupin e estreitou o reconhecimento nos Estados Unidos). Em "Voleyur", um soul misturado com o R&B, os coros vocais colocados planejadamente em volume baixo para deixar o ambiente sonoro perfeito, soam como se uma pessoa estivesse em pleno paraíso, passeando pelos jardins cercados por rosas e cantos dos pássaros. Quando você fecha os olhos, tudo é real. 

Em "Home Again" – canção que saiu em single para promover The Diving Board – Elton canta com tamanha simplicidade, que era a única forma que a canção tinha que ser cantada. A diversão também está aqui, por mais que seja por pouco tempo. Em "Take This Dirty Water", um soul-rock experimental e delicioso, com coros vocais gospeis de abrir sorriso de orelha a orelha. A profundidade desta faixa soa ressonantemente semelhante com "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy", do renomado álbum de mesmo nome lançado por Elton em 1975, considerado por muitos como um dos melhores discos de toda sua carreira. 

Não importa o quanto o tempo possa ter passado para Elton John, ele vai continuar ficando sob os holofotes enquanto ele continuar em seu ramo de trabalho mais que auto realizador. Há muito tempo ele não lançara algo com a profundidade, a densidade e o auto-equilíbrio musical e literal como The Diving Board, uma peça de forte apelo pessoal do cantor britânico, algo em que há muito tempo Elton não conseguira captar de sua mente para compor para a beleza de suas melodias mais que harmoniosas. Com a produção caprichada de T-Bone Burnett – que mais uma vez correspondeu com a altura a tamanha responsabilidade – The Diving Board soa como uma dessas obras que nunca será tão conhecida, mas será lembrada pelo seu bom conteúdo musical.

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...