Pular para o conteúdo principal

Soda Stereo, 'Canción Animal'



"Ella durmió/Al calor de las masas/Y yo dêsperté/Queriendo sonhar", canta o vocalista e guitarrista Gustavo Cerati, em meio a guitarras meio funkeadas e uma bateria de tirar o fôlego de tão pontente de Charly Alberti na faixa mais conhecida do álbum e do rock argentino. O quinto álbum do Soda Stereo, a banda que melhor representa o rock argentino simplesmente é uma grande surpresa para todos nós. É impressionante a forma como um álbum latino como Canción Animal se tornou um dos raros discos de língua espanhola a vender muito no mundo inteiro, e fazer da banda argentina, que já era um fenômeno em toda América do Sul, na melhor banda de rock latino da história.

Os fenômenos musicais não muito conhecidos do rock argentino são as guitarras meio funkeadas, que, em meados dos anos 1980, transformou sua música em uma completa dança, com baterias de forte acompanhamento e uma batida poderosa e potente. Aqui em Canción Animal, temos muito destas coisas. Por exemplo, em "Hombre Al Agua", o ambiente sonoro — que também soa bem em termos diversificados — Cerati simplesmente canta como se fosse o personagem central da faixa, de qualquer forma, passando para o ouvinte um sentimento de como a América Latina fora conquistada pelos espanhóis no início do século XVI e XVII: "Meses navegando/Tierra a la vista/Todo volverá a ser como fue".
        
Como é interessante observar todos estes fatos, principalmente com um talento tão raro deste trio argentino, na qual eu me identifico muito. Sua popularidade na Argentina simplesmente se deve, de fato, a uma grande característica cultural: A cultura musical argentina é totalmente diversificada do que é na maioria dos países que possuem seu próprio gênero musical. O rock & roll é a música cultural de todos os argentinos, e o Soda Stereo são "Los Rolling Stones hablando español". "De Música Ligera" provou isso. A sexta faixa de Canción Animal entrou para a história, fazendo do trio um grande ícone para o rock em toda a América Iberoamericana. 
        
O Soda Stereo também sempre foi conhecido por construir grandes hinos para eternidade: "En La Ciudad de La Furia", do álbum Doble Vida (1988), simplesmente foi um dos grandes hinos das baladas românticas da época, contendo um toque suave de guitarra de Cerati, que canta de forma suave também, deixando a canção como eu já havia descrito. É assim em "Un Millón de Años Luz", uma balada romântica triunfante que não soa como uma própria música de amor. Ela meche com todos que a ouvem, e todos que já ouviram percebem o nível de intensidade da música e uma ambientação tão profunda musicalmente existente na canção que, rapidamente já tomou conta de toda a nossa atenção, deixando com que nós queiramos ela de novo:

No vuelvas, 
No vuelvas sin razón.
No vuelvas,
Estaré a un millón de años luz.
        
Quando Cerati canta o refrão, ele coloca seu coração no microfone de tal forma como alguém dando a vida pelo próximo. Às vezes, Cerati coloca estas metáforas de duplo sentido para nós adivinharmos e ter com o que ficar refletindo. Porém, o rock que o trio traz na bagagem de oito anos de experiência não iria deixar de fora os seus rocks um pouco mais ousados. Em "Sueles Dejarme Solo", a guitarra é perfeitamente executada, contudo, o ritmo lembra muito ao hard-rock americano, colocando muita alma na letra irônica de Cerati:

Nena, nunca voy a ser un superhombre.
Sueles dejarme solo
Estoy abriendo el juego,
Un juego eléctrico.
Sueles dejarme solo.
        
E isso prova tudo o que o Soda Stereo construiu em sua carreira, acima de tudo, com uma turnê tão longa e tão grande por toda a América do Sul, tirando o Brasil, e se espalhou pela Costa Rica e Guatemala e, se aproximando de Porto Rico, México e os Estados Unidos. A Gira Animal foi a maior turnê da história de uma banda vinda de Buenos Aires. Quanto ao álbum? Em "1990", foi a vez de Cerati criticar o governo argentino, ironizando de fato o mesmo ano, com muitos acontecimentos políticos ocorrendo ao mesmo tempo. Canción Animal também é um disco de protesto dos fortes. E é o inovador no termo "música de protesto".
        
Em uma das maiores faixas de toda a história do rock argentino e latino, em "De Música Ligera", a sua música soa totalmente perceptível em qualquer ouvido, e é isso que torna a canção um verdadeiro marco musical. Como eu já havia dito, o seu som é grande, triunfante, épico e de tudo que eles puderam mostrar em termos de capacidade, eles conseguiram mostrar. Da Argentina à América do Sul eles foram conquistando o seu público, mas com Canción Animal, o Soda Stereo, sem esta pretensão, acabou conquistando os Estados Unidos. 
        
Eu te pergunto, qual banda conseguiria alcançar tamanha conquista na América do Norte se não fosse apenas britânicos ou americanos? Com Canción Animal, o Soda Stereo conquistou da Argentina ao mundo inteiro. De longe é o seu melhor álbum, o que mais encaixou as letras, suas melodias, o ambiente sonoro. Não tem nada igual, e será difícil algo ser lançado futuramente com as mesmas qualidades deste grande material realizado de forma magnificamente inspiradora por um trio de argentinos cujo sua grande paixão é pela música. Como cita a segunda faixa do álbum, a banda argentina está "un millón de años luz" de todos os outros artistas.

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...