Por Leonardo Pereira
Adam Sandler pode estar oficialmente entrando em sua Fase Azul. Desta vez, Sandler é uma potência, uma motivação e um propósito para o que lutar. Também é verdade que ele participou de inúmeros filmes ruins, o que não merece ser citado, mas os seus melhores momentos no cinema (Embriagado de Amor, de 2002; Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe, de 2017; Uncut Gems, de 2020) são os principais motivos pela qual ainda acreditamos no ator norte-americano.
É nesta crença, no entanto, que Sandler vai encher você de fé em Arremessando Alto, o novo filme da Netflix com direção de Jeremiah Zagar, ao dar a vida ao lendário Stanley Sugerman, olheiro do Philadelphia 76ers, uma franquia famosa da NBA que quer voltar às glórias passadas através do presente. Embora Sugerman seja apaixonado pelo basquetebol, seu trabalho frequente em busca de novos craques prejudicam sua esposa Teresa (uma Queen Latifah de inspiração) e sua filha Alex (Jordan Hull). Mas Sugerman é incentivado pelo proprietário do 76ers, Rex Merrrick, a “não se dobrar para ninguém”.
É um conselho de vida sábia, justamente válida para que Sugerman ainda saiba lidar com o choque filosófico sobre basquete com o filho de Rex, Vincent Merrick (Bem Foster). Rex promove Stanley a assistente técnico, dando permanência nos 76ers e dando um tempo para que Stanley cuide de sua família. Infelizmente, na mesma noite, Rex morre, deixando Vince no comando da franquia. Parece que o futuro é incerto para Sugerman.
Três meses depois, Vince devolve Stanley à sua posição de olheiro, enviando-o para o exterior para encontrar uma nova estrela. Stanley se encontra com seu ex-colega de time da faculdade, Leon Rich (interpretado por ele mesmo), que o encoraja a deixar os 76ers e se juntar a ele como agente de jogadores. Depois que o plano de Stanley de procurar outro jogador na Espanha fracassa, ele se vê assistindo a um jogo local onde fica surpreso com um jogador desconhecido que mostra um talento incrível. Esta revelação é uma potência de um defensor que tem tudo para ser uma das joias para raras da liga.
Ele tenta falar com o homem, chamado Bo Cruz (Juancho Hernangomez). No entanto, Sugerman é rejeitado. Bo e sua mãe Paola (María Botto) contam sua história de vida: Bo era um jogador talentoso desde cedo e foi convidado para jogar nos Estados Unidos aos 15 anos, mas ficou na Espanha depois que sua namorada engravidou de sua filha, Lucia (Ainhoa Pillet). Bo agora trabalha na construção e ganha dinheiro extra jogando basquete.
Sua tentativa de conquistar a confiança da “jiboia” espanhola é a principal missão de Stanley para que a vida de Bo — e a dele — mude completamente. No decorrer do filme, cada detalhe é abordado de forma sucinta por Zagar, desde o drama de uma franquia que anseia por repetir as glórias do passado, até os momentos em que você pensa que as coisas não darão certo para estes dois personagens e suas famílias. Mesmo que não chegue nem perto da potência caótica de sua atuação em Uncut Gems, Sandler entrega alma e determinação em um papel que obriga os “olheiros” da Academia a apontar os holofotes para o ator.
Sua tentativa de conquistar a confiança da “jiboia” espanhola é a principal missão de Stanley para que a vida de Bo — e a dele — mude completamente. No decorrer do filme, cada detalhe é abordado de forma sucinta por Zagar, desde o drama de uma franquia que anseia por repetir as glórias do passado, até os momentos em que você pensa que as coisas não darão certo para estes dois personagens e suas famílias. Mesmo que não chegue nem perto da potência caótica de sua atuação em Uncut Gems, Sandler entrega alma e determinação em um papel que obriga os “olheiros” da Academia a apontar os holofotes para o ator.
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