Pular para o conteúdo principal

Stephen Malkmus and The Jigs, 'Wig Out the Jagbags'



Stephen Malkmus foi um dos poucos artistas indie dos anos 1990 a continuar trabalhando seriamente no ramo da música. Também é o único dessa época a fazer música inteligente e de boa qualidade. Isso justifica o que esse novo material significa. Wig Out the Jagbags – seu sexto álbum acompanhado com os Jigs, veio com as melhores faixas desde há algum tempo. Tudo o que soa aqui é bastante explosivo, mas de um jeito diferente: sem paulera e barulheira. Teoricamente, as guitarras soam completamente semelhantes com o toque conhecido de Eric Clapton quando tocava no Cream nos anos 1960.

Seu estilo de garagem é completamente aceitável, comercial. Curiosamente, muitos poderiam afirmar que este tipo de música não é nenhum pouco semelhante ao indie-rock, mas "Lariat" é a música que mais se parece com o subgênero. Também, a sonoridade bonita de "Houston Hades" me faz lembrar o Grateful Dead de Jerry Garcia, quando foi a primeira grande banda popular dos Estados Unidos no fim da década de 1960 para o início dos anos 1970, se tornando ícones da música americana até a morte de Garcia em 1995.    

Também há momentos de delicadeza, como em "J Smoov", uma espécie de blues-rock simples que não se parece nada com o blues, por não ter os solos repetitivos que tornaram um dos gêneros percursores do rock tão populares. Em geral, Wig Out the Jagbags tem um peso muito mais melódico, com o som que se aproxima muito do rock alternativo, especialmente do disco Monster, do R.E.M., de 1994 – um dos melhores álbuns da banda de Athens. Obviamente, esse é um material bom de Stephen Malkmus.

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...