Pular para o conteúdo principal

Kanye West, 'My Beautiful Dark Twisted Fantasy'



Quando Kanye West se reapresenta para o mundo com músicas épicas de hip-hop, literalmente eu tenho a impressão sobre a que ponto West está chegando. My Beautiful Dark Twisted Fantasy simplesmente é um épico do gênero, na qual aborda um Kanye mais cômico, levando ele para o topo dos artistas de hip-hop, se tornando o Bruce Springsteen do hip-hop, uma lenda do rap, porque a cada novo álbum concebido, uma nova surpresa em todos os estilos – batidas eletrônicas, codificadores de fala, melodias R&B, participações especiais, etc.

Apesar de robusto, o quinto disco de Kanye soa completamente grandioso, nunca antes visto na história do hip-hop. Há muitas amostras que poderiam ser levadas ao status de "obra-prima", não só em teoria de álbuns, como de singles. Por exemplo, em "Dark Fantasy", coros vocais femininos misturados com vocais pequenos masculinos e ritmados com as melodias R&B de piano é uma peça que poderia ser lançado em single, pelo seu conteúdo musicalmente positivo e de forte apelo popular. Há inúmeras faixas do álbum que contém uma sonoridade épica. De todas as músicas, "Runaway" é um épico que leva e levanta My Beautiful Dark Twisted Fantasy: uma mistura grandiosa de amor e redenção no mundo gangster do rap.

Possivelmente, as sonoridades estão juntadas, unidas de uma vez só, abraçando uma causa: a revolução sonora de Kanye West. Se em seis anos de carreira, West tem lançado os álbuns mais emblemáticos do gênero, chegando ao grande status de maior renome do rap atual. Foi assim em The College Dropout (2004), sua estreia que culminou no álbum mais vendido em toda sua carreira; em Late Registration (2005), uma abordagem muito mais peculiar quanto sua estreia e em Graduation (2007), na qual o rapper mostra que hip-hop e melodia também combinam.

Estas três obras-primas do catalogo de Kanye simplesmente entraram para a história pela sua mistura de sons. Como seria possível misturar o R&B no rap se não fosse por Kanye West? Hoje, todo mundo faz o que Kanye faz porque tem um nome da classe negra no topo do rap. Ele fez isso se tornar real. Em "Blame Game" – com John Legend como participação especial – mostra completamente uma faceta nunca antes conhecida para o cantor roqueiro. Mostra um exemplo diferente de como alguém que aparentemente é de um estilo que tão pouco combina com o hip-hop faz dar tudo certo depois de uma sessão de bastante suor e empenho. Em questão de sonoridades épicas, obviamente "Runaway" toma toda a atenção.

Quando o Queen gravou "Bohemian Rhapsody", o vocalista e líder da banda, Freddie Mercury, simplesmente disse para os integrantes do grupo: "E esta parte aqui é onde entrará a ópera". Em "Runaway", Kanye diz para si mesmo: "É na faixa inteira que eu vou colocar meus 'galileos'". Talvez seja a forma dele fizer que está fazendo algo grandioso biográfico, porque "Runaway" não tem nada de "galileos" de música clássica, apenas é uma ópera-rap concebida pela primeira vez. Convicto de que a música rap se tornará um outro estilo depois de My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Kanye West está no topo, onde o frio é maior, mas a sua grandeza o aquece no topo do monte Everest.  

Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...