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Taylor Swift, 'Speak Now'


 
As pessoas gostam de se fixar em jovens como a Taylor Swift, como se dissessem, "sim, ela realmente é muito boa para uma garota desta idade". Mas isso implora uma pergunta: onde estão as pessoas mais velhas e experientes que supostamente fariam discos melhores de música pop que Taylor Swift? Não existem sequer uma pessoa. Em apenas quatro anos, esta jovem de Nashville, de 20 anos colocou seu nome nesta ordem de grandes e inteligentes músicas lançadas por qualquer pessoa no pop, rock ou country.  
 
O terceiro álbum de Swift, Speak Now, é duas vezes tão boa quanto Fearless (2008), que foi duas vezes tão boa quanto a sua estréia de 2006. Estas 14 faixas narram as esperanças e os sonhos de uma garota louca de uma pequena cidade, e Swift escreveu todas sozinha. (Ela também co-produziu Speak Now com Nathan Chapman, que supervisionou os dois primeiros álbuns de Swift). Swift poderia ser de Nashville que sabe de tudo em fazer grandes sucessos, mas ela é também, uma romântica, delicada e melodramática. Então, ela está em uma classe por si mesma quando se trata de transformar as suas turbulências românticas em grandes canções. Nesse ponto, ela é como uma Morrissey feminino, excepcionalmente com um lapis de olho. Grande comparação!
 
Swift dá um passo para a vida adulta com Speak Now – ela aspira claramente ao mercado da mãe divorciada onde as estrelas do country fazem a maior parte do seus negócios, deslizando detalhes mais crescidos em suas histórias de amor. É muito manso para os padrões do country nas rádios, mas ainda é estranho ouvir T-Sweezy cantar versos como "Nas minhas coisas, há uma gaveta no seu lugar". Às vezes, você pode até dizer as coisas contidas em filmes, principalmente em músicas que carregam nomes de longas, como em "Dear John", "The Story of Us" e "Enchanted".
 
Em canções como "Mine" e "Sparks Fly", ou baladas como "Back to December" e "Enchanted", a voz de Swift não soa afetada o suficiente para mascarar como magistral, se tornando em uma grande cantora; ela abaixa a voz para as linhas musicais como uma menina tímida tentando falar de maneira difícil. Confira a forma como ela toca fora o "Você cuida de um rebelde e deixa de cuidar a filha de um homem".
 
Speak Now culmina com "Long Live", uma forma absurda de um hino de baile com toda a sonoridade épica ao estilo das Ronettes e das Shirelles, além de um gancho de guitarra de "Hysteria", do Def Leppard. Swift canta como se fosse coroado rei e rainha de uma festa. Nada seria melhor que isso. É o tipo de música de festa que só poderia vir de uma artista que escolheu passar seus anos de escola em um ônibus de turnê. No entanto, quando Swift canta, caramba, você não acredita no que ela canta.
 
 Por Leonardo Pereira

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