Pular para o conteúdo principal

Pearl Jam, 'Lightning Bolt'



Concerteza, Lightning Bolt é o álbum que o Pearl Jam não havia conseguido realizar nos anos 2000, e que só agora, concebiu realizar. Com canções fortemente comparadas ao seu tempo de ouro na década de 1990, a banda liderada por Eddie Vedder simplesmente arregassou as mangas e fez de seu décimo disco uma grande exceção que os seus materiais passados marcaram como um grupo que definitivamente tentou destruir sua própria fama na última década. 

Acho que seria bastante apropriado dizer isso, mas o Pearl Jam se tornou em seus próprios heróis. Há qualquer tipo de exagero, tanto nas guitarras — que é e sempre foi uma das características poderosas da banda — como no geral. Aqui, a banda tem mais vida, mais motivo para aparecer, e de forma bem convincente. Por exemplo, em "Getaway", Vedder canta sob um riff forte de guitarra e uma bateria que conduz a energia que a banda de Seattle se motivou a mostrar.  

Mas as primeiras aparições de sofisticalismo permeiam em Lightning Bolt. Por mais que o rock totalmente sujo e energicamente embalada e pesada do primeiro single desse novo álbum, "Mind Your Manners", coloque na espinha dorsal do disco um fator de extrema importância, o punk-rock se mistura com o grunge trazido pela banda e sua grande rival nos anos 1990, o Nirvana. Porém, o punk-rock que está aqui soa como um rock clássico. Na mesma faixa, Vedder canta como se estivesse mergulhando dentro de seu inconsciente extremamente religioso.

Em "Sirens", para mim a melhor música do álbum, Vedder coloca uma certa sutileza na canção, algo raramente ouvida em um disco do Pearl Jam. Chega a ser um mistério como o Pearl Jam coloca esta mesma sutileza sem soar audivelmente brega. Porém, o que a banda sempre deixa claro é que a atitude muitas vezes deve prevalecer. Lightning Bolt é um disco corajoso, que acabou de chegar para nos desafiar. Na verdade, eu quero ver até onde vai este disco. 

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...