Pular para o conteúdo principal

John Mayer, 'Paradise Valley'



John Mayer possui uma voz muito interessante quando ele canta em meio a um ritmo agradável. Em seu sexto disco lançado, Mayer coloca todo seu conhecimento, paixão, suor e tranquilidade nestas onze canções country-blues (apesar de contar com uma grande influência da música folk também) de tirar o chapéu: na balada incondicional "Dear Marie", Mayer coloca solos country e mescla com a bateria simples, mas destacada de seu grupo. Isso tem um significado: em Paradise Valley, Mayer encontrou a calma e a tranquilidade para viver em paz.

Repetindo a fórmula do ano passado com Born and Raised, Mayer trabalha na produção com Don Was e mergulha definitivamente na rica história cultural dos gêneros musicais norte-americanos. Entre muitos destes gêneros, o blues e o folk são mais centrados e focados nos papeis principais de Paradise Valley. Muitas de suas canções soam amplamente serenas, com todos os seguimentos simples de pequenos riffs bluesísticos e falsetes vocais bastante reconhecidos pelos antigos artistas desses mesmos gêneros. O ambiente sonoro ingenuamente fantástico mostra como Mayer é a prova perfeita de colocar sua serenidade à prova desta grande batalha, colocando todo seu talento para brilhar a vontade. 

Mas essas sonoridades poderosas são preenchidas vorazmente com grandes surpresas: na balada de R&B/folk de "Who You Love", Katy Perry canta com tamanha perspicácia, da mesma forma que Frank Ocean canta diferentemente em "Wildfire": uma pequena faixa, na qual as linhas de guitarras soam bastante semelhantes com as do falecido líder do Grateful Dead, Jerry Garcia; do country de raiz totalmente apaixonante de "You're No One 'Til Someone Lets You Down", que conta com o estilo simpático e soa ao mesmo tempo enérgico com o coro vocal extasiante feito pelo próprio Mayer.

Tudo soa sonhador e gratificantemente, a coisa é boa o suficiente para dizer que este álbum vinga. Com todos os seus principais sons — que são totalmente sinceros — John Mayer simplesmente deixa-se levar pelo fator "imaginação": com um chapéu na cabeça e estando com vestes tradicionais interiorano de sua pátria (com seu cachorro fiel ao seu lado), Mayer se vê como um grande Buddy Holly em pleno século XXI. Muitas vezes, o que não é real se sobressai sobre o que é real, e Paradise Valley prova isso. 

Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...