Pular para o conteúdo principal

Van Halen, 'A Different Kind of Truth'



Isto aqui é uma grande conquista, e ponto final. E como sempre, a expectativa para este grande acontecimento é o grande motivo para ouvir e comemorar. Quando David Lee Roth e o Van Halen seguiram seus caminhos diferentes nos anos 1980, quem pagou todo o preço por causa desta separação? Todos nós. Os fãs do Van Halen sofreram durante anos, esperando esta grande volta. Não precisamos que seja igual aos lendários discos Fair Warning ou Van Halen II, nem sequer precisa ser algo como Diver Down. Talvez ainda nós não estivessemos percebidos que eles apenas fizeram uma grande, grande pausa.

E como resultado de um grande trabalho, A Different Kind of Truth é o melhor trabalho do Van Halen em muitos anos, e especialmente, ele chega muito mais perto que 1984 (1984) do que precisamente 5150 (1986). Não se trata de uma reunião, muito pelo contrário, o Van Halen veio para ficar, e desta vez é muito sério. Embora o grupo tenha tomado proporções diferentes na era Sammy Hagar, de 1986 até 1995, a forte sonoridade havia sido esquecido e seu público estava baixando cada vez que a banda tentava achar novas tentativas de continuar em frente, ainda que, defeituoso. Mas quanto a isso, tudo o que tem de melhor no Van Halen está aqui em A Different Kind of Truth. Experimenta ouví-lo agora. É uma passagem sonora tão carismático de hard-rock que você nunca mais se esquecer do tamanho feito que este disco veio em uma época atual em que o hard-rock está esquecido.

O disco é o primeiro álbum de estúdio do Van Halen desde o fracasso de Balance, lançado em 1995, e Van Halen III, de 1998 e com Gary Cherone nos vocais. Mas o guitarrista Eddie Van Halen redescobriu os sintetizadores de sua guitarra soando novamente como nos anos 1980, uma meteórica explosão de efeitos sonoros, riffs e os solos mais desconcertantes de todos os tempos. "Stay Frosty" é um hard-rock na medida, a cada passo rápido em que o álbum vai seguindo. Enfim, tudo aqui vai sendo seguido, até a questão de "Tatoo", o primeiro single do disco, um rock altamente levado a contramão e depois seu som é ampliado com todo o gás, trazendo um novo rumo para o seu som, e seu grande firmamento musical.

Se as músicas foram baseadas em fitas demo realizadas nos anos 1970, isto é uma estratégia inteligente, porque, onde quer que estas 13 faixas tenham saído, não teria sido a mesma coisa se eles tivessem se inspirado em coisas de menor brilho musical. Um grande exemplo disso, e que depois de 1986 em diante, o Van Halen encontrou-se em seu melhor momento, mesmo lançando verdadeiros e consideráveis hits, mas desta vez, era algo mais pop, com mais teclados e menos guitarras, como em "When It's Love", do álbum 5150. Muito pelo contrário, você vê toda a raiva, vontade e atitude desenterrado pelo grupo agora em ação em "As Is", um meteórico punk-rock altamente louco com um grande aperitivo hard-rock para qualquer fã de rock & roll, seja os mais ecléticos ou os mais apaixonados pelo gênero.

No final, mostrou ser um material de amplo talento, um amplo talento que tinha sido perdido com o tempo. Afinal de contas, o Van Halen voltou para ficar, assim como qualquer outra banda de hard-rock ao velho estilo AC/DC, só que hoje, os australianos não estão nada bem no ramo ultimamente. O Van Halen consegue este feito, por ainda continuar jovem o bastante para manter seu nome como um grande livro que nunca se cansaram de ler e reler, mesmo depois de serem um dos maiores senhores do gênero hard-rock. Sobre a questão da volta deles, este momento é blindado com grande som, agito, música de verdade, e muito mais que isso, o grande e virtuoso espírito do rock & roll que o Van Halen nos ajudou a desenterrar. Sejam bem-vindos novamente.



Por Leonardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...