Pular para o conteúdo principal

Viagem Musical


Por Leonardo Pereira

Ao menos que você se interessasse tanto por música, você procuraria saber o máximo possível de música. Sou mais um daqueles jovens amantes por música que gostam de escrever sobre este assunto cultural tão grandioso que é na cultura de qualquer nação, costumes, etc. Especialmente, a minha relação com a música é totalmente diferente de qualquer um, pois eu vivo 24 horas por dia ouvindo qualquer coisa, portanto, eu me considero um cara que expressa sua opinião, e é apenas isso. Sempre que eu posso, eu procuro ouvir mais e mais discos, principalmente os atuais. Também é para deixar bem claro que, como o ano está próximo do fim, eu farei uma lista dos melhores álbuns de 2011. Não importa se a Rolling Stone ou qualquer outro meio famoso entendedor de música eleja algum material que eu não elegi, o importante é o que eu acho, e eu adoraria saber as opiniões de vocês.

Continuando, o Viagem Musical é um lugar na qual eu expressarei minha opinião sobre música e de qualquer forma, mostrando alguns gostos na qual as pessoas podem odiar e amar ao mesmo tempo. Sou bastante seguidor das tradições musicais. Também, eu procuro ouvir o maior número de álbuns recentemente lançados para sempre deixá-los informados. Como por exemplo, no ano passado, os melhores discos de 2010 para mim foram How I Got Over, dos Roots, seguido por The Union, de Elton John com Leon Russell - eu ainda postarei esta lista aqui no Viagem Musical.

Os meus gostos musicais são um tanto quanto duvidosos, porque eu sou amante de rock progressivo, de hard rock e heavy metal, mas também eu gosto de hip-hop e funk, soul e etc, assim como eu também não devo me esquecer do country e o pop rock. Basicamente, eu procuro ouvir de tudo um pouco, fazendo com o conteúdo do Viagem Musical seja completa. Daqui passarão bandas de rock, mas também passarão grupos de hip-hop, cantoras, cantores e etc. Quantos aos álbuns e músicas, as pessoas sempre me perguntaram, "qual o seu álbum predileto?". Bom, eu poderia citar Our of Our Heads dos Rolling Stones ou Nevermind do Nirvana, ou até mesmo, Sigh 'O' the Times do Prince em alguns casos. Eu sou tão eclético, que poucas pessoas acreditariam, mas enquanto eu ouço heavy metal e hard rock hoje, amanhã eu posso estar ouvindo funk, soul e hip-hop. Não dá para me definir em qual estilo eu ficaria.

E quanto aos processos de qualificação dos álbuns? Bom, eu sou um fã admirador do crítico Robert Christgau, pois ele para mim, é o homem que detonou sozinho a Rolling Stone quando falamos de história do rock e etc. E as qualificações que Christgau usa, eu também usarei, pois muitas vezes é injusto dar qualificação de estrelas para um álbum que ao mesmo tempo, você sabe que é uma boa nota, mas não chega a ser um clássico como um outro que você poderia considerar.

Então se você é um amante de música: seja você metaleiro, rockeiro, amantes de funk, soul e outros gostos mais ecléticos e hip-hop, você verá aqui um grande número de variedades, que podem fazer de você, um sortudo de tanta coisa boa poderia estar aqui, mas também não se esquecendo de que algumas porcarias também estarão aqui, mas eu descobrirei com o tempo. Enfim, espero que eu tenha explicado-lhes a forma como eu seguirei com o Viagem Musical. Um abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Velvet Underground: Discografia Comentada

Qual foi a banda americana que mais influenciou os futuros grupos de rock britânicos? E quem foi a banda americana mais odiada em sua época e reconhecida como clássica nas décadas seguintes? É óbvio que é o Velvet Underground. Formado em 1964 por Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Angus MacLise, o grupo ficou conhecido pelo seu som pessoal e visionário, nas quais, com as composições sujas de Reed falando de drogas e diversos problemas sociais, o Velvet influenciaria outros artistas de características parecidas. Em apenas cinco álbuns de estúdio, o Velvet deixou seu legado, que acabou se tornando grandioso por antecipar fatores que o punk-rock, a new-wave e as bandas britânicas dos anos 80 – como o Echo & the Bunnymen, The Jesus & Mary Chain, The Smiths e outros – passariam a adotar, tornando o Velvet Underground em um grande mito do rock & roll. O Velvet foi o grupo mais anticomercial de sua época, mas sua música se tornou em uma grande len...

Queen: Discografia Comentada

Com o fim dos anos 1960 e muitas dúvidas sobre o que estaria sendo guardado para o rock & roll, os Beatles haviam lançado seu último disco, Let It Be (1970), e depois romperam para seguirem carreiras solo. O que esperar pela nova década que chegara com tudo? A Grã-Bretanha viveu um período de reformulação de sua música, e essa mudança foi radical. Gêneros como o glam-rock e o rock progressivo cresciam com intensidade na terra da Rainha, enquanto que os Stones já haviam se considerado a maior banda de rock do mundo inteiro, mas era da geração passada de grandes artistas britânicos como o Who, Beatles e etc.  Inovadores, extravagantes, gêniais, criativos e grandiosos, foi assim que o Queen conquistou o mundo, na base do otimismo. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon lutaram contra a imprensa da música para conseguirem o que tanto sonhavam: serem famosos. No início da década de 1970, a banda ainda com uma sonoridade altamente influenciada pelo Led Zepp...

Soda Stereo: Discografia Comentada

  O rock argentino – chamado de "El Rock Nacional" por lá – encontrou o seu ápice na década de 1980: problemas políticos estavam envolvidos e os artistas da época estavam insatisfeitos com a condição de seu país na economia e na Guerra das Malvinas. Para piorar, o povo estava sendo enganado pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri, que afirmava que a Argentina havia ganho a batalha. Depois de descoberto a mentira, o povo e os músicos da época se voltaram contra Galtieri, que no final das contas, teve que renunciar e sair da Casa Rosada (sede do governo argentino). Foi a partir desse exato momento que o rock dentro da República Argentina começou a ser ouvido e venerado de tal forma que hoje é comparado a paises como Inglaterra e Estados Unidos, onde o rock sempre foi bem afirmado e considerado como arte cultural.  Nesse exato momento, quando o rock começou a reformular seu estilo e ganhar um gênero que se aproximasse da conhecida "música de protesto", e...